Sendo um sistema automotivo padrão para todo veículo, ele também deve passar por uma revisão periódica, porém, alguns pontos se deve ter atenção.
Os Freios ABS impedem o travamento das rodas durante a frenagem gerando assim maior segurança para o motorista já que ele não perde o controle do veículo além de frear o carro numa distância menor.
1 Barulhos durante a frenagem
Esses
Barulhos não são referente ao barulho de destravamento das rodas, típico do
ABS, mas sim ruídos mais nítidos e característicos de desgaste da pastilha do
freio.
Fique atento a ruídos metálicos que pode ser um sinal que esta na hora trocar
as pastilhas do freio.
Verifique atentamente as instruções do fabricante para a revisão e troca dos
componentes.
2. Trepidações ao frear
Típico sinal de empenamento excessivo do disco. O limite é de 0,1 milimetro.
Outro fator que também gera trepidação são os cubos das rodas.
Nesse caso é necessário fazer avaliações em cada roda individualmente.
3. Problemas eletrônicos
Devido à exposição dos componentes o sistema pode apresentar diversos problemas em cabos, contatos ou até mesmo interferências.
Para localizar o defeito geralmente é feito através de um scanner que indicam o local exato da falha.
Com os veículos atuais são muito difícil localizar falha elétrica sem scanner.
4. Defeitos nos sensores
Os sensores identificam possíveis travamentos das rodas, atuando de maneira eletrônica. Com a resíduos no sistema ou falha elétrica, o sistema hidráulico não recebe comandos corretos comprometendo todo o ABS.
5.Sujeira
Veículos que percorrem muitas áreas com resíduos como chuvosas, terra batida tendem a ter o problema de acumulo de sujeira.
Basta fazer a desmontagem e executar uma boa limpeza de todos os componentes.
6. Peças de Má Qualidade
Nunca opte por peças de qualidade inferior, pois, elas podem ter desgaste prematuro ficando sujeita a danificar todo o resto do sistema. A média de revisão feita pela fabricante do veículo geralmente são baseadas nas peças de qualidade que não sofre danos ou desgaste de maneira precoce.
7. Fluído de Freio
A troca do fluído de freio é a maior contribuição para aumentar a durabilidade do sistema, o ideal é fazer a cada 2 anos ou 40.000 km. (média dos fabricantes)
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